quinta-feira, 9 de julho de 2020

Vencendo a ansiedade

-Tema: CURA INTERIOR
“A ansiedade no coração do homem o abate, 
mas a boa palavra o alegra”
Provérbios 12.25
-Introdução: A ansiedade é um dos grandes males modernos. A pessoa ansiosa se pré-ocupa antes do tempo, antecipa os sofrimentos e vive hoje os problemas de amanhã (e amanhã de novo). Muitas vezes criamos expectativas que fantasiam uma realidade difícil de acontecer, o que gera frustração.

Existem dois tipos principais de ansiedade:
-Ansiedade POSITIVA: gerada por sonhos e expectativas de coisas boas que possam acontecer, como por exemplo, uma festa, mudança ou aquisição de um bem. Uma característica da ansiedade positiva é que não queremos parar de pensar no que estamos esperando. Isso também gera cansaço e sobrecarrega as emoções.
-Ansiedade NEGATIVA: gerada pelo medo de que algo ruim aconteça, como por exemplo, resultado de um exame, notícias de alguém distante ou não conseguir arcar com as contas. A ansiedade negativa se caracteriza por uma luta mental para não pensar no problema, mas nem todos conseguem se controlar ou distrair diante da tensão, por isso vem o estresse.
O tempo é um fator agravante da ansiedade, porque vivemos cronometrados por compromissos. Precisamos aprender que fomos criados para a eternidade (Eclesiastes 3.11), mas somos passageiros e tudo que fazemos é finito (Eclesiastes 3.14,15). Se entendermos que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1) conseguimos viver bem melhor.
Gostaria de vencer a ansiedade?
Vamos aprender um pouco sobre como vencer a ansiedade:
1- O ensino de Jesus sobre a ansiedade: Mateus 6.25-34
Jesus conhecia o coração humano e por isso falou de ansiedade. Poderia tratar de muitos assuntos práticos e reais, mas foi ao profundo da alma das pessoas onde está seu maior sofrimento.
Em seu sermão do monte, o Mestre ensinou algumas razões para vencer a ansiedade:
-v.25: a vida é melhor do que tudo o que precisamos e não podemos deixar de viver por causa de coisas ou situações difíceis.
-v.26: podemos observar o cuidado de Deus com cada detalhe na natureza e ter a certeza que também cuida de nós porque temos grande valor para Ele.
-v.27: existem coisas que não podemos mudar, então precisamos conformar até conseguir uma solução, porque a ansiedade só piora a situação.
-v.28-30: não podemos deixar que coisas externas venham atrapalhar o nosso interior, pois tudo isso é perecível, mas a fé é inabalável.
-v.31,32: precisamos desapegar das coisas do mundo que são passageiras e crer que Deus conhece todas as nossas necessidades.
-v.33: a condição para ser bem sucedido é que o Senhor Deus esteja em primeiro lugar em nossas vidas, então todas as demais coisas, nos são acrescentadas (Salmos 37.5).
-v.34: o problema de amanhã deve ser deixado para amanhã. Não adianta sofrer antecipadamente.
Jesus também enfrentou situações naturais da vida, aprendeu a lidar com o tempo, clima, trabalho, sentiu fome, frio e enfrentou tudo o que nós seres humanos vivemos e “foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4.15). Isso mostra que Jesus sabia do que estava falando.
Você está ansioso?
Jesus quer te ajudar vencer a ansiedade!
                              
2- ORAÇÃO, remédio de Deus para a Ansiedade: Filipenses 4.6,7
Os efeitos de um comprimido ou calmante são passageiros e logo exigem uma continuidade do tratamento. Por isso a Bíblia nos ensina um remédio permanente, como uma vacina para a ansiedade.
A oração é o remédio de Deus para a ansiedade. Viver em oração apresentando a Deus tudo o que nos incomoda traz uma segurança de que Alguém maior do que nós está nos protegendo.
Vários homens de Deus sofreram ansiedades, como Davi com problemas familiares, Daniel na cova dos leões, Jonas no ventre do peixe, Paulo e Silas na prisão e outros. Todos estes amenizaram seu sofrimento com a oração.
Se você tem medo do passado, Deus perdoa seus pecados e te faz nova criatura (II Coríntios 5.17). Se for algo presente no momento atual de sua vida, saiba que Jesus está com você (Mateus 28.19). Mas se você tem medo do futuro, ou algo que possa te ocorrer, creia que o Eterno sabe de tudo e te guardará (Hebreus 13.8). Então você pode orar a Deus pedindo perdão pelos pecados, proteção para o presente e entregando seu futuro nas mãos do Senhor.
Você toma remédios quando está ansioso?
A oração cura a ansiedade!
Não tente resolver o que só Deus pode fazer!
-CONCLUSÃO: I Pedro 5.7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”
A Palavra de Deus nos mostra que podemos ter ansiedade ou anelo por buscar a presença de Deus (Salmos 42.1 e 63.1). Como filhos de Deus, devemos ter saudades da presença de nosso Pai celestial. A presença de Deus traz segurança e anula os efeitos da ansiedade.
Reflita um pouco sobre suas ansiedades:
Você se considera ansioso?
O que te faz sentir ansioso?
Você tem orado por suas ansiedades?
Como se sente depois de orar?
O amanhã pertence a Deus, mas o presente Ele deu a nós. Ao invés de olhar somente para os problemas, contemple a fé no Deus dos impossíveis. Certamente a presença de Deus te traz a segurança que precisa para vencer a ansiedade.
Quer vencer a ansiedade?
Entregue suas preocupações nas mãos de Jesus!

Quando falta a unção?

-Tema: UNÇÃO
“jamais falte o óleo sobre a tua cabeça” Eclesiastes 9.8
-Introdução: Este texto nos diz que é preciso reservar a unção para que nunca falte. A unção significa poder ou capacidade espiritual para vencer. Com a unção podemos alcançar o impossível, mas sem a unção, qualquer tarefa pequena se torna difícil.
Como a bateria de um celular ou combustível de um carro, Se você ficar despercebido, pode ficar a pé ou sem falar por falta de energia. Assim, a unção do Espírito Santo é a energia espiritual que o cristão precisa para viver neste mundo, na presença de Deus.
Como saber se está faltando unção?
Vamos entender alguns sintomas de quando a unção está faltando:

1- ODOR: Eclesiastes 10.1
O óleo da unção é cheiroso e agradável, já a falta da unção traz mal estar e odor. Como é bom chegar num lugar e sentir um cheiro bom, mas é insuportável ficar num lugar onde há mal cheiro. O crente sem unção não sente o bom perfume de Cristo e onde está se torna um lugar com ambiente pesado e cansativo.
Certa vez uma mulher ungiu os pés de Jesus e o cheiro do bálsamo “encheu toda a casa” (João 12.1-3).  Mas quando um mosquito cai na vasilha de unguento, apodrece estragando o óleo aromático e este passa a cheirar mal.
Da mesma forma o servo de Deus, cheio de unção do Espírito Santo, ás vezes por causa de um mosquitinho, uma mínima coisa, deixa perder sua autoridade espiritual. O orgulho é o mau cheiro que muitas vezes faz a pessoa ficar assim por pouca coisa.
Você tem se importado com pequenas coisas?
Não deixe um mosquitinho estragar a unção de Deus em sua vida!
                              
2- ENFERMIDADE: Jeremias 8.22
Uma das características da unção é curar, portanto quando a pessoa não está sob a unção de Deus, fica enferma e sente-se mal. Muitos crentes estão feridos porque está faltando a unção em suas vidas. O cristão sem a unção se torna uma pessoa doentia, sem energia ou brilho para servir a Deus.
O bálsamo era um tipo de óleo pastoso, comumente usado como remédio em Israel, que servia para ungir feridas. O bom samaritano usou bálsamo para o curativo do homem que socorreu (Lucas 10.34).
O profeta Jeremias pergunta ao povo se não tinham  remédio, mas na verdade o tinham e não usavam. Esta pergunta serve para a Igreja: será que está faltando o bálsamo? Está faltando unção? Certamente não. A questão é que muitas vezes não usamos o remédio.
 "Gileade" significa o "monte de testemunho" e muitas vezes não vamos ao monte de Gileade buscar bálsamo porque está faltando o testemunho de vida.
Você está precisando de cura?
O bálsamo da unção é o remédio de Deus!
3- SONO: Mateus 25.3-5
Os óleos também eram utilizados para produzir luz, sem luz a pessoa dorme e não entende o que acontece ao seu redor. Assim o crente sem unção está em trevas e dorme espiritualmente. Sem a unção a pessoa é preguiçosa espiritualmente.
Na parábola das virgens, as néscias não tinham azeite e sua luz acabou. Já as virgens sábias levaram azeite reserva e não ficaram  no escuro nem dormiram.
Muitos crentes estão dormindo porque está faltando a luz da unção em suas vidas. Gastam sua unção com coisas desnecessárias e depois ficam pedindo óleo para os outros. Precisamos vigiar e orar sempre e nunca dormir espiritualmente. Quando falta unção, ficamos sem luz ou discernimento espiritual e sem trabalhar para Jesus.
Você está bem despertado?
Não durma nem deixe sua luz apagar!
4- POBREZA: II Reis 4.1-7
O azeite sempre foi algo de grande valor por sua grande utilidade e importância comercial. Uma pessoa que tivesse azeite em grande quantidade era considerada bem sucedida. A pessoa sem unção é pobre espiritualmente, não tem estrutura ou condições para resolver seus problemas.
A mulher que procurou o profeta Eliseu afirmou ter apenas um pouco de azeite, e isso foi suficiente para Deus multiplicar a unção em sua vida. Para isso ela precisou arrumar lugar para colocar o azeite que só parou quando acabaram as vasilhas. Quando o crente dá lugar ao Espírito Santo, Ele enche sua vida de unção e poder.
Muitos crentes estão vivendo em miséria espiritual sem saber que unção de Deus pode multiplicar em sua vida capacitando para a vitória. Às vezes a pessoa tem tudo, mas é pobre porque não se sente satisfeito. Deus pode preencher o vazio de seu coração com a unção do Espírito Santo.
Está faltando algo para você?
Deixe Deus encher sua vida de unção!
Não deixe a unção acabar!
-CONCLUSÃO:
A falta da unção provoca mau cheiro, enfermidade, sono e pobreza. Já a presença da unção traz o “bom perfume de Cristo” (II Coríntios 2.15), cura as enfermidades (Isaías 61.1), desperta espiritualmente para servir a Deus, e dá abundância de vida (João 10.10).
Se você está sentindo algum sintoma de falta de unção, Deus pode renovar sua vida hoje. Não deixe perder unção por causa de um mosquitinho qualquer. Nem durma espiritualmente deixando sua luz apagar. Deixe Deus multiplicar sua unção em você.
Gostaria de receber a unção do Espírito Santo?
Cuide bem da unção e não deixe acabar!

Juventude Radical

-Tema: JUVENTUDE
II Reis 5.20-27
-Introdução: Vivemos em um tempo de sincretismo religioso. Os valores estão sendo trocados, de maneira que o que é certo se tornou errado e o erro se tornou o padrão de conduta. Os jovens cristãos muitas vezes têm vergonha de assumir sua espiritualidade e buscar santidade, porque temem ser excluídos de seu grupo de amigos.
Deus é radical! Quando criou todas as coisas, “viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas” (Gênesis 1.4). Jesus foi firme ao declarar que não existe mais ou menos e ensinou que “seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37). A Igreja também deve ser radical contra o pecado, porque se “és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse 3.16).
Geasi foi um jovem que viveu com o profeta Eliseu para ser seu discípulo, mas não se tornou um profeta como seu mestre. Isso porque Geasi não tomou algumas posturas radicais que um servo de Deus deve tomar, principalmente quanto ao pecado. O triste exemplo de Geasi é um alerta para os jovens não brincarem com o pecado.
Como ser um jovem radical contra o pecado?
Vamos aprender com o exemplo de Geasi, algumas coisas que o jovem deve ser radical quanto ao pecado:

1- Radical no que fala: II Reis 4.11-14
Quando o profeta Eliseu quis abençoar a mulher que lhe dava acolhida, o jovem Geazi, mesmo sem lhe perguntarem, respondeu insinuando que ela precisava ter um filho. Fez isso enfatizando a incapacidade da mulher e seu marido. Um verdadeiro profeta não enfatiza o problema e sim anuncia a resposta de Deus.
Aqui vamos destacar a vontade de Geazi em ser profeta. Mas precisava se definir, se apenas andaria com um profeta ou se realmente seria um profeta. Eliseu foi discípulo de Elias e se tornou um profeta maior que seu mestre, mas Geazi não se tornou um profeta porque não tomou esta posição.
Você jovem, precisa tomar uma decisão de maneira radical:
-você tem andado com profetas?
-você quer ser um profeta?
Um jovem radical, não joga conversa fora, mas profetiza as bênçãos de Deus.
Decida radicalmente ser um profeta de Deus!
                              
2- Radical no que acredita: II Reis 4.25-31
Algum tempo se passou e o filho da mesma mulher passou mal e morreu. O profeta Eliseu mandou Geazi ir encontrar com a mulher e perguntar por seu filho, mas Geazi foi sem muito interesse, por isso a mulher não lhe deu crédito. Eliseu lhe deu o seu bordão e mandou colocar sobre o menino morto, Geazi foi afoito e fez o que mandou, porém sem a fé necessária. Prova disso é que nem esperou e logo retornou para contar que nada aconteceu.
Esta poderia ser a primeira oportunidade de Geazi como profeta, vivenciar um milagre através de sua vida. Contudo era muito curioso e apressado. Não tinha fé. Apenas via o milagre acontecer, mas não tinha fé para isso.
Jovem, pense se você tem sido radical naquilo que acredita:
         -você já presenciou milagres de Deus em sua vida?
         -Você vive pela fé ou por curiosidade?
Um jovem radical não deixa de acreditar no milagre por pura curiosidade.
Exercite sua fé de maneira completa e radical!
3- Verdade Radical: II Reis 5.20-22
Depois que o general Naamã foi curado, ofereceu presentes ao profeta Eliseu, mas este não aceitou nenhuma forma de recompensa. Depois que já ia embora, o jovem Geazi inventou uma mentira dizendo que seu mestre precisava das vestes que tinha oferecido. Então Geazi ganhou vestes e dinheiro, mas junto veio a doença de Naamã e Geazi ficou leproso.
Esta mentira foi a ruína na vida de Geazi e o mesmo tem acontecido na vida de tantos jovens. Uma ilusão ou sofisma do inimigo tenta “enganar, se possível, os próprios eleitos” (Marcos 13.22). Por isso o jovem radical deve se alimentar a cada dia da verdade da Palavra de Deus (João 17.17).
Reflita pessoalmente se você é um jovem radical com a verdade:
         -você é radicalmente contra a mentira?
         -alguma vez você omite a verdade de alguém?
Um jovem radical não aceita nenhuma mentira em sua vida e fala a verdade a qualquer preço, mesmo que seja dolorosa.
Seja um jovem radical na verdade!
                              
4- Radical com os valores: II Reis 5.23-24
O erro de Geazi em mentir não ficou somente em palavras, ele teve atitudes desonestas. Ele se apoderou de coisas que não lhe eram de direito e guardou tudo para si em sua casa. Se fosse para seu mestre, teria levado para ele, mas como não era, escondeu para si.
Muitos jovens hoje têm caído em desgraça porque estão tocando em coisas ilícitas. As drogas são um exemplo de coisas que basta o jovem tocar uma vez e ele fica preso para sempre. Como saber o que é de Deus e o que é do diabo? Tudo que é da vontade de Deus é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2) e obra do diabo é “roubar, matar e destruir” (João 10.10).
Se você quiser ser um jovem radical contra o pecado deve fazer um voto de nunca pegar em nada que Deus não te autorize primeiro porque “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Coríntios 6.12).  Nunca aceite nada ilícito ou desonesto, nem se te pagarem por isso.
Então reflita se você está sendo radical no que toca:
         -existe algo em seu poder, mas que não te pertence?
         -você ora antes de tomar suas decisões ou já pega sem pedir a bênção de Deus?
Um jovem radical não faz nada sem antes pedir a orientação de Deus para sua vida e não toca em nada nem ninguém sem a ordem de Deus.
Não faça nada sem primeiro pedir a bênção de Deus!
5- Radical com segredos: II Reis 5.26-27
Depois de fazer tudo isso, Geazi ainda achava que ninguém descobriria seu segredo. Chegou a afirmar ao profeta Eliseu que não tinha ido a lugar nenhum. Contudo o profeta tinha conhecimento de tudo que tinha feito.
Todo jovem tem seus segredos pessoais que só compartilha com pessoas que confia muito. Há ainda coisas que não tem coragem de contar para ninguém. Mas a Palavra de Deus declara que “nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12.2). Um dia todos os segredos, por mais seguros que sejam, serão revelados. Por isso, é importante o jovem ter uma vida aberta e transparente.
Um jovem radical não guarda segredos se seus pais e ainda confia num conselheiro espiritual ou pastor para orientar sua vida cristã. Se tiver que fazer algo escondido é melhor não fazer, pois no mundo “o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Efésios 5.12).
Pense radicalmente sobre seus segredos:
         -existe algum pecado oculto, ou não confessado em sua vida?
         -você tem feito algo escondido, pensando que ninguém vê?
O jovem radical sabe que “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3) e que um dia o Juízo de Deus se estabelecerá para mostrar tudo, então vive sob a verdade da Palavra de Deus que liberta de todo pecado (João 8.32).
Não esconda nada de Deus, Ele já vê tudo!
6- Visão radical: II Reis 6.14-17
Certa vez a casa do profeta Eliseu foi cercada por um exército que queria prendê-lo. Geasi acordou pela manhã e quando abriu a porta levou um tremendo susto ao ver que estavam cercados. Mas o profeta Eliseu orou por ele pedindo ao Senhor que abrisse seus olhos espirituais. Então Geasi viu um exército de anjos muito maior que os protegia.
A visão é uma das entradas da alma. Grande parte do que somos provém do que vemos em nosso dia a dia. Muitos jovens hoje caíram no mundo do vício porque cresceram vendo o vício como fonte de prazer. A prostituição também é divulgada pela pornografia que registra o pecado na mente dos jovens. A violência é algo ensinado pelo TV todos os dias e milhares de jovens estão seguindo o exemplo do que aprenderam.
Bem disse o sábio que “os olhos não se fartam de ver” (Eclesiastes 1.8), por isso o jovem radical deve cuidar do que vê. É preciso selecionar bem os programas que assiste e os sites que visita, porque tudo isso vai enchendo o coração e pode tanto te contaminar como te abençoar. Ore pedindo ao Senhor que te dê discernimento e faça um propósito de “não porei coisa injusta diante dos meus olhos” (Salmos 101.3).
Medite radicalmente sobre o que você tem visto:
         -os programas e sites que assiste edificam sua vida ou te contaminam?
         -existe algo que você viu, que ficou gravado na sua mente?
O jovem radical precisa buscar visão espiritual (II Coríntios 5.7) e ser espiritual em tudo “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14).
Jovem, peça a Deus para abrir seus olhos espirituais!
7- Oportunidades radicais: II Reis 8.4,5
O tempo passou e já mais velho Geasi foi conhecido como o discípulo do grande profeta Eliseu, mas nunca foi um profeta. O rei mandou chama-lo para contar os milagres operados através de Eliseu. Ele teve grandes oportunidades, mas perdeu muitas delas ficando apenas como expectador dos acontecimentos. Presenciou milagres grandiosos, mas não deixou Deus realizar milagres em sua vida.
O autor Augusto Curi diz que não podemos ser vítimas de tudo que acontece, mas devemos ser protagonistas de nossa própria história. A vida é cheia de oportunidades e um jovem sábio aproveita cada oportunidade que a vida lhe oferece. Se não o tempo passa e não consegue realizar seus sonhos.
Muitos jovens têm gastado suas vidas vendo o tempo passar e não aproveitam as oportunidades que a vida lhes oferece. Vêm coisas acontecerem na vida dos outros e se torna apenas um coadjuvante de sua própria história. Existem oportunidades que temos uma vez só em nossas vidas e não voltam nunca mais, por isso não podemos perder nenhuma chance sabendo que “de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).
Medite radicalmente sobre as oportunidades que tem em sua vida:
         -você tem aproveitado bem o tempo?
         -o que você tem construído para seu futuro?
Um jovem radical não perde tempo, principalmente para Deus. Aproveite cada oportunidade que tiver de ser abençoado e abençoar outros.
Aproveite radicalmente as oportunidades da vida!
Seja radical contra o pecado!
-CONCLUSÃO:
A vida de Geasi é um grande exemplo de como o jovem não deve ser. Se Geasi tivesse tomado posturas mais firmes em suas decisões, certamente tudo seria diferente. Por isso, jovem você precisa assumir uma postura radical quando ao pecado desde já.
Algumas coisas para ser um jovem radical:
         -no que fala, assumindo palavras de bênção e não maldição;
         -no que acredita, alimentando sua fé a cada dia;
         -na verdade, fugindo de toda mentira e engano;
         -com os valores, nunca aceitando nada desonesto;
         -com os segredos, cuidando de não ter nada oculto em sua vida;
         -em sua visão espiritual, alimentando a mente com coisas saudáveis;
         -nas oportunidades, aproveitando cada chance que tem na vida.
Você gostaria de ser um Jovem Radical?
Rejeite o pecado e aceite a vontade de Deus!

Você é como o Corvo ou a Pomba?

-Tema: SANTIFICAÇÃO
Gênesis 8.6-12

-Introdução: A santificação para a vida de um cristão é mais que uma opção e sim uma necessidade. Muitas igrejas pregam santidade de maneira cética que leva os fiéis a se tornarem fariseus e não santos. Por outro, lado cresce o número de evangélicos nominais, sem nenhum tipo de vínculo ou compromisso com a Igreja.
Deus enviou um dilúvio para santificar, ou seja, limpar a terra do pecado. Quando Noé quis saber se a terra já estava limpa, enviou primeiro um corvo e depois uma pomba. A principal diferença entre eles é que o corvo se alimentava dos restos mortais do dilúvio e a pomba voltava para a arca até trazer sinal de vida.
Você é como a pomba ou o corvo?
Vamos refletir no exemplo simbólico do corvo e da pomba para meditar sobre santificação:

1- O Corvo: v.7 “soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas de sobre a terra”
O que chama atenção no comportamento do corvo é que ao ser solto da arca, ele voltava ‘até que as águas secaram’. Ou seja, apenas aproveitava o abrigo oferecido pela arca temporariamente, mas não voltou  quando as águas abaixaram. Além disso, o corvo, como uma ave de rapina, se alimentava de toda a podridão dos animais que morreram no dilúvio.
Apesar da péssima comparação, o corvo representa pessoas que até vão a Igreja, mas vão e voltam sem compromisso. Estas pessoas se alimentam de qualquer coisa. Sua vida espiritual é como o corvo que come restos e não percebe a consequência do pecado que é a morte (Romanos 6.23).
Muitos pastores, líderes espirituais se preocupam com suas ovelhas. Sentem-se inseguros em soltá-los por medo de não voltarem mais ou então ficarem indo e vindo se alimentando de qualquer coisa. Pais também temem ao soltar os filhos por medo das influências que possam receber correndo risco de perdê-los.
O que você está se alimentando? Você está firme na casa de Deus?
Não seja como o corvo que come qualquer coisa e não volta para a presença de Deus!
                              
2- A Pomba: v.9-11 ”a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra... ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra”
Quando Noé soltava a pomba, ela sempre voltava até um dia que trouxe uma folha nova de oliveira para mostrar que já havia vida na terra. A pomba é um animal limpo para a cultura Bíblia. O comportamento que vemos hoje dos pombos nas cidades grandes é fruto do desmatamento e desordem da natureza.
A pomba representa a vida de santidade. Quando o Espírito Santo se manifestou visivelmente sobre Jesus foi “em forma corpórea como pomba” (Lucas 3.22). O cristão cheio do Espírito Santo tem compromisso com a Igreja, é constante na presença de Deus. Além disso, sempre volta trazendo sinal de vida.
A folha nova de oliveira mostra que já havia azeitonas. Isso revela três características do Espírito Santo:
- FRUTOS de uma vida de testemunho (Gálatas 5.22,23);
- AZEITE da unção e poder de Deus (Isaías 61.1);
- SINAIS ou milagres de Deus em sua vida (Marcos 16.17).
O crente cheio do Espírito Santo produz frutos, sempre está cheio da unção e vê os sinais de Deus em sua vida. O pastor não se preocupa com o crente que é assim porque sabe que sempre que ele sai estará produzindo frutos, vivendo sob a unção de Deus e só traz testemunhos de milagres de Deus através de sua vida.
O que você tem trazido para sua Igreja?
Seja um canal de bênçãos para a vida de sua Igreja!
Seja como a pomba, não como o corvo!
-CONCLUSÃO: v.12 “então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele”
Talvez você pergunte o porquê depois a pomba também foi e não voltou? Porque chegou o tempo de alcançar sua liberdade. Assim também é a vida do cristão, quando é cheio do Espírito Santo, alcança liberdade espiritual e chega um momento em que é enviado por Deus e sua Igreja para fazer sua Obra.
Com esta mensagem aprendemos que é necessário fugir de tudo que é mau e buscar a presença do Senhor com perseverança. Precisamos ser mais espirituais do que carnais para viver uma vida agradável a Deus. Nunca perca o vínculo com a Igreja do Senhor, porque em comunhão com os irmãos você cresce na fé.
Você tem sido carnal como o corvo ou espiritual como a pomba!
Não seja carnal, seja espiritual!

Aliança de Deus com Noé

-Tema: ALIANÇA COM DEUS
Gênesis 9.8-16
-Introdução: Deus havia se arrependido de ter criado a raça humana (Gn 6.3-6) e resolveu destruir tudo o que fez. Mas ao ver a fidelidade de Noé (Gn 6.9) resolveu fazer com ele uma aliança (Gn 6.18) para através de sua vida e da preservação de espécies restaurando toda sua criação. Este foi um plano salvador de Deus para a humanidade cheia de pecado.
O dilúvio aconteceu e Deus salvou aqueles animais e a família de Noé, apenas oito pessoas, formando 4 casais que seriam uma família fiel a Deus.
Quando saíram da arca, Noé fez um altar e ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gn 8.20) que aceitou sua oferta e marcou sua aliança com todo o universo (Gn 8.21), com os animais (Gn 9.2,3 e 10), com a humanidade (Gn 9.11) e com a família de Noé (Gn 9.1).
Aliança é um pacto, um acordo ou trato, a diferença é que não tem prazo de vencimento a menos uma das partes quebre o contrato. Toda aliança apresenta o contrato com as partes, tem bênçãos pela obediência, maldições da desobediência, exige sacrifício de sangue (Gn 9.5)e tem um sinal visível para servir de memorial (Gn 9.12-16).
Como Deus estabelece sua Aliança?
Lembrando sempre que estamos na Nova Aliança, vamos aprender a partir da aliança de Deus com Noé, como é a aliança de Deus conosco:

1- Aliança de paz: v.11
Deus promete proteger a terra para que não mais fosse totalmente destruída. Também estabelece leis de paz (Gn 9.6) para que os homens não se matem entre si. Também garante o equilíbrio da natureza entre dia e noite, sol e chuva, frio e calor (Gn 8.21) para manter a paz na terra.
Deus proveu alimento para a família de Noé (v.3) que antes comia apenas ervas e frutos, agora poderia comer também a carne de animais com restrição de comer o sangue (v.3).
Deus mandou a família de Noé se multiplicar e crescer para povoar a terra prometendo lhes proteger (v.7).
A aliança de paz do Senhor é para nos proteger e sustentar. Ele cuida de nossas vidas e nos provê o que precisamos para viver.
Deus quer fazer uma aliança de Paz com você!
                        
2- Aliança Eterna: v.12
Deus deixa claro que a aliança é eterna (v.12) e perpétua (v.16).
A aliança de Deus sempre é eterna, não tem prazo de vencimento como os contratos humanos. Deus nunca rompeu seu acordo conosco. O homem é que abandona o Senhor e invalida sua aliança. Por isso as alianças além de ter bênçãos prometidas têm também maldições conseqüentes da desobediência.
Deus garante que a Aliança seria eterna e que se lembraria (v.15,16) de cumprir sua promessa sobre toda a terra.
Nesta aliança eterna sabemos que é o homem que abandona a Deus e não o contrário.
Nunca deixe o Senhor! Ele nunca te abandonará!

3- Aliança visível: v.13
Sempre após uma tempestade vem um arco-íris como símbolo de vida e paz.
O arco de Deus é o sinal da Aliança posto nos céus para que todos vessem. Deus tem prazer em nos assumir publicamente por que nos ama. Do mesmo modo devemos assumir a aliança que temos com Ele publicamente para que todos saibam.
Jesus disse que “qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9.26) então devemos ser como o apóstolo Paulo que falou: “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).
O propósito de um sinal visível é que nos lembremos e todos saibam da Aliança. Por isso na Nova aliança temos a Santa Ceia e o Batismo como sinais visíveis e públicos dos que fazem parte desta Aliança (Mateus 26.28).
Jesus não teve vergonha de carregar a cruz para nos salvar. Não tenha vergonha de assumir sua Aliança com Deus!
Deus quer ter uma aliança visível com você!

Deus quer fazer uma aliança com você!
-CONCLUSÃO:
Aquele dia em que apareceu o Arco-íris foi o dia mais lindo do Antigo Testamento, quando Deus estabeleceu sua primeira aliança com a humanidade e com a terra.
Já no Novo Testamento o dia mais lindo foi quando aquela pedra do sepulcro se abriu e a vitória de Cristo foi triunfante marcando a Nova Aliança que jamais poderá ser anulada por que foi feita com o sangue do Cordeiro de Deus.
Hoje a beleza desse dia se repete a cada vez que alguém se arrepende de seus pecados e faz uma Aliança com Deus.

Uma casa cheia de Amor

-Tema: AMOR
Marcos 2.1-12
-Introdução: Atualmente a Palavra amor tem sido banalizada. Tanto dizemos que amamos um sorvete quanto um amigo e até Deus. Mas o verdadeiro amor não é simples como gostar de um sorvete.
Existem vários tipos de amor que podemos perceber na sociedade atual. A linguagem grega na Bíblia diferencia este sentimento em termos específicos e apresenta basicamente três tipos de amor:
-Amor por afinidade (PHILEO): quando gosta de alguém que é um parente, amigo ou que faz parte do mesmo time, partido ou grupo social;
-Amor por interesse (ÉROS): que procura prazer eu retorno em troca da afetividade, quando se gosta de alguém por algo que tem ou faz.
-Amor incondicional (ÁGAPE): um amor espiritual capaz de fazer sacrifício sem medir esforços, que se doa em prol do outro independente de receber algo em troca e ainda aceita o próximo como é.
Durante seu ministério terreno, Jesus manteve uma residência em Cafarnaum para pousar nos intervalos de suas viagens missionárias (Marcos 2.1). A casa de Jesus foi o lugar onde um paralítico foi conduzido por seus amigos para ser curado. Naquele ambiente, o amor estava impregnado no ar. Certamente não existe exemplo maior de casa cheia de amor do que a casa do próprio Jesus. Aquela casa tinha amor porque tinha Jesus, pois “Deus é amor” (I João 4.8ª).
Como é uma casa cheia de amor?
Vamos refletir algumas características do amor presente na casa de Jesus narrado neste episódio da cura do paralítico:

1- AMOR que aproxima pessoas: v.2
A casa de Jesus estava lotada de pessoas. Não havia mais espaço para entrar. As pessoas foram ali não por causa de conforto ou qualquer interesse, mas porque sentiam o amor de Jesus por suas vidas.
A primeira característica do amor é atrair pessoas. O amor tem uma química que une corações.  A palavra de Deus afirma que “ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (I Coríntios 13.1). Não adianta ter tudo e fazer muitas coisas se faltar o amor.
Hoje vemos casas que têm muitos quartos com camas, uma televisão para cada um, computador individual e até banheiros privativos. O grande problema é que as pessoas se tornaram individualistas, não querem estar juntas.
Você tem sentido vontade de estar junto com as pessoas que ama?
O verdadeiro amor aproxima, nunca distancia!
                              
2- AMOR que exerce misericórdia: v.3
Mesmo quem não conseguia entrar na casa de Jesus dava uma espiada pela janela ou porta para ver ou ouvir alguma coisa. Mas havia ali um homem paralítico que não conseguia se aproximar. Então quatro pessoas o ajudaram, carregando-o até Jesus. Aqueles homens podiam ir ver Jesus sozinhos, mas foram misericordiosos em ajudar o paralítico.
Misericórdia significa sentir a miséria do coração (MISER = miséria + CORDIA = coração). Ter misericórdia de alguém é sentir sua dor se compadecendo de seu sofrimento. Agir com misericórdia é ajudar até quem não merece, mas precisa conhecer o verdadeiro amor.
Não adianta dizer que ama alguém, mas não fazer nada. Por isso, “ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (I Coríntios 13.3).  Uma casa cheia de amor tem misericórdia do próximo, sentindo suas dores.
Você tem sentido misericórdia das pessoas?
O verdadeiro amor age com misericórdia.
3- AMOR que vence barreiras: v.4
Aqueles homens não conseguiam ver uma passagem para levar o paralítico até Jesus. Olhavam para um lado e para outro e não acharam caminho. Então olharam para cima e tiveram a ideia de descobrir o telhado. Assim, fizeram com muito esforço descobrindo a casa, subindo o paralítico e o descendo até onde estava Jesus.
O amor não vê apenas as dificuldades ou obstáculos, mas tem ousadia de romper as barreiras. Se disser que temos amor por alguém, mas não romper as barreiras, e “ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (I Coríntios 13.2). A melhor forma de vencer obstáculos é com muito amor.
Através da tecnologia e ciência a humanidade alcançou o espaço e outros planetas, as profundezas dos oceanos e os quatro cantos da terra, mas não consegue alcançar o coração de uma pessoa próxima. Conversamos com pessoas que estão distantes por telefone, email e redes sociais, mas esquecemos muitas vezes de quem está perto.
Existe alguma barreira que você precisa vencer com amor?
Vença as dificuldades com o amor de Deus!
4- AMOR que crê no impossível: v.5ª
Os amigos daquele paralítico acreditaram que poderia ser curado. O próprio paralítico também creu.  Todos estavam vendo o movimento de telhas ou madeiras na cobertura, mas Jesus viu que tinham fé.
A fé precisa ser colocada em prática, pois “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26) e o verdadeiro amor “tudo crê” (I Coríntios 13.7). Quando ninguém acredita mais e parece não haver mais solução, lembre-se que com amor você pode crer no impossível.
A palavra de Deus ensina que “a fé que atua pelo amor” (Gálatas 5.6), ou seja, sem amor, mesmo se tiver fé não conseguimos nada. O próprio Senhor Jesus quando curava vidas é porque sentia grande amor por elas. Os apóstolos quando viam pessoas padecendo, sentiam profundo amor por suas vidas, então o amor atuava juntamente com sua fé e milagres aconteciam. A igreja primitiva era cheia de milagres porque tinham amor pelas pessoas acreditando no poder de Deus.
Você está desacreditado em alguém ou numa situação?
Com amor você pode acreditar no impossível!
5- AMOR que perdoa pecados: v.5b
Aquele ambiente cheio de amor estava sendo sentido somente por pessoas que já conheciam o verdadeiro amor que é Jesus. Por isso os escribas não conseguiam entender o que acontecia, julgando Jesus e o homem paralítico (Marcos 2.6-8). Mesmo num ambiente cheio de amor existem pessoas que estão com seus corações endurecidos e não sentem nada. Jesus anunciou o perdão de Deus que cura e restaura a alma. A maior dor daquele paralítico não era nas suas pernas e sim na sua alma por seus pecados.
O verdadeiro amor não julga aos outros porque o amor “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (I Coríntios 13.6).  Ser julgado é doloroso e machuca. Julgar é uma forma de odiar.
Lembrar-se dos erros só traz culpa e dor. Por isso, quem ama perdoa quantas vezes for necessário (Mateus 18.21,22). A mágoa se torna uma ferida cancerígena como uma “raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12.15). Quando nos aborrecemos com alguém, significa que amamos muito esta pessoa, se não, nem nos importaríamos com o que faz.
Você precisa perdoar alguém que te ofendeu?
O verdadeiro amor perdoa pecados!
6- AMOR que cura e levanta o próximo: v.11
Jesus percebeu que estava perdendo tempo com discussão e precisava manifestar seu amor na prática levantando o homem caído. Nesta hora Jesus converteu toda sua ira pela dureza dos escribas, transformando em amor que cura para restaurar aquela vida. Mas a ordem de Jesus parecia incômoda para um homem que não andava há tanto tempo. Mesmo assim ele se esforçou e conseguiu levantar.
Não podemos perder tempo com discussões e julgamentos. Estas coisas acontecem para nos tirar do alvo que é resgatar vidas. Enquanto estamos aqui discutindo quem está certo e quem está errado ou o que fazer, há vidas lá fora precisando ser curadas e erguidas. Existe uma ordem de Jesus que precisa ser obedecida “ide” (Mateus 28.20). Jesus quer que você levante imediatamente.
Quem ama não abre a ferida e sim traz bálsamo e alívio como remédio para a dor do outro. Quando amamos procuramos curar as dores do próximo, pois “o amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece” (I Coríntios 13.4). Se uma pessoa diz que te ama, mas não te desafia a levantar, este não é o verdadeiro amor. Muitas vezes uma pessoa é usada por Deus para te desafiar a se levantar e você acha que está sendo duro com você, mas esta é uma atitude de amor.
Você está precisando se levantar e ser curado?
O verdadeiro amor cura as feridas e ergue sua vida!
7- AMOR que dá glória a Deus: v.12
Mais uma vez o clima do amor tomou conta da atmosfera na casa de Jesus. Todos presenciaram a cura do paralítico. As pessoas começaram a dar glória a Deus exaltando o poder do amor. Naquele momento toda discussão acabou e começou o louvor ao Senhor. Não exaltaram aos amigos que carregaram o paralítico nem qualquer outra pessoa, mas somente deram glória a Deus.
O verdadeiro amor sempre glorifica a Deus. As obras do amor trazem os frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Quando alguém faz algo por amor, não é para mostrar a si mesmo porque o amor “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal” (I Coríntios 13.5). 
Hoje vemos pessoas que dizem fazer caridade, mas estão interessadas em mostrar sua bondade e até mesmo em receber descontos no imposto de renda. Este não é o verdadeiro amor, pois o amor que vende Deus glorifica somente ao Senhor e não ao homem. Se as pessoas não reconhecerem o que você faz, não se importe porque Deus reconhece o amor que não se vangloria, ou elogia a si mesmo e “nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2.3).
Quando você faz algo para os outros procura reconhecimento?
O verdadeiro amor rende glória somente a Deus!
A casa de Jesus é cheia de Amor!
-CONCLUSÃO:
O Senhor Jesus quer estar em sua casa para que sua casa seja cheia de amor. Também a Igreja precisa estar cheia da presença de Jesus e não do homem apenas, para que o clima de amor predomine no meio dos irmãos.
O amor foi encarnado numa pessoa que é o Senhor Jesus, portanto uma casa ou igreja só pode estar cheia de amor se estiver à presença de Cristo.
Você não precisa DE AMOR e sim DO AMOR que é o Senhor Jesus!
Gostaria que sua vida e sue lar seja cheio de amor?
Jesus é o Amor que preenche corações!